O Intestino Delgado

Iniciamos a aula por visualizar um filme sobre o intestino delgado e os outros orgãos circundantes, inserido numa série "Os nossos orgãos", segundo a medicina chinesa.

"O intestino delgado e o seu papel nas emoções"

Imagem relacionadaO Intestino Delgado é uma víscera inteligente e muito dedicada ao seu bem estar! Compõe-se de um tubo oco e enrolado, que mede de 6 a 9 m de comprimento, por 4, 5 cm de diâmetro, compreendido entre o final do estômago e o Ceco, uma válvula que se comunica com o Intestino Grosso.

O intestino delgado desempenha a função de digerir e absorver o alimento que ingerimos. Também exerce a função digestiva secreta, energética, pouco conhecida no mundo ocidental, responsável pela saúde, bem estar e longevidade!

E porque razão é tão comprido, sendo cinco vezes maior que a nossa altura?

Imagem relacionada

Está dividido em 3 partes: Duodeno, Jejuno, Íleo. A parte inicial tem um comprimento de doze polegadas, daí o nome Duodeno, que em latim, quer dizer “doze dedos” e começa logo em seguida à válvula do estômago, “piloro”, cujo significado é “porteiro”. É por essa válvula  que o Estômago esvazia o Quimo no intestino.

A digestão do Quimo, ocorre predominantemente no Duodeno, sob o comando do Estômago e com a ajuda das enzimas – o Suco Entérico –do Suco Pancreático, fabricado pelo Pâncreas, e da Bílis, produzida no Fígado e armazenada na vesícula biliar. As ações metabólicas que aí acontecem, transformam o QUIMO em partículas microscópicas; ele agora passa a  chamar-se QUILO e será conduzido ao Jejuno pelos movimentos peristálticos. A Peristalse é como uma onda do mar, que permite misturar os alimentos e empurrar o quimo para baixo e para frente, sempre no sentido anal. Estas ondas ocorrem em qualquer parte da estrutura intestinal e aumentam acentuadamente depois das refeições. O produto final da digestão será impulsionado até chegar ao Jejuno, onde finalmente, poderá atravessar as paredes...Todos os alimentos que comemos têm grande variedade de bactérias, que são destruídas pelo ácido clorídrico do estômago. O jejuno tem menos bactérias, por isso mesmo está menos sujeito a tumores e cânceres, é muito educado, soltando menos gases que o intestino grosso…

A velocidade depende do tamanho das partículas alimentares; quanto menores elas forem, mais rápida será a sua reabsorção. Os alimentos refinados seguem viagem sem parar, enquanto os alimentos não-refinados são reabsorvidos mais lentamente. É na velocidade da reabsorção dos alimentos, que está o segredo de sua boa forma!

Os alimentos refinados quando entram na circulação, elevam o nível de açúcar no sangue, obrigando o Pâncreas a descarregar insulina e transformar o excesso do açúcar em GORDURA, a qual será armazenada nas ancas, cintura e em volta da barriga... Isso faz ganhar peso!

O quimo é conduzido ao Fígado pela veia Porta, para que as substâncias tóxicas sejam metabolizadas. Depois o sangue enriquecido é levado pelos vasos sanguíneos e linfáticos a todas as células do corpo, onde os nutrientes serão assimilados e usados na construção do organismo e no fornecimento de energia!

Os componentes não digeridos do quimo, as fibras, bactérias e restos celulares da minha mucosa, são levados para o Íleo, ou seja para o Intestino Grosso (cólon), mantendo-se lá por um ou dois dias, até serem expelidos como fezes, pela evacuação.

Agora, finalmente, o papel energético que o intestino exerce no corpo, é como um segredo,  antes só conhecido pelos Taoístas!

 Segundo eles, está localizado exactamente no centro do seu corpo e ligado ao Chakra do Umbigo – o Plexo Solar – um ponto primordial do Chi Original que alimenta seu corpo, mente e espírito. Chamado Tan Tien pelos orientais, esse centro é ao mesmo tempo um gerador e um depósito de energias.

Mais informação da terapeuta Olga

11 de Fevereiro de 2019

Os nossos orgãos - O Intestino Delgado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.