A Genética para todos

Conhecimento da Genética Humana

Dra Heloisa Santos e André PereiraNa aula de saúde o nosso Doutor começou por fazer uma introdução à gestação do feto desde a sua génese até ao nascimento. A nível da parte genética a energia vem da mãe.

O que são genes? E o que são mutações? Os genes têm a ver com a hereditariedade. Em Biologia, mutações são mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. Os genes podem mudar a proteína ou produzir uma proteína diferente. O aparecimento da genética foi tardio. A grande parte dos conhecimentos deve-se ao Big Bang.

Segundo os autores da "Genética para Todos", poderemos compreender as principais potencialidades e limitações dos conhecimentos hoje adquiridos em Genética Humana? O que é o ADN? O que são testes genéticos? E testes genómicos?

Podemos alterar os nossos genes e os do nosso bebé?

Poderemos contar com medicamentos personalizados e um sistema público de saúde que, com base no conhecimento das características do genoma de cada um e recurso a algoritmos, nos irá proporcionar uma medicina de total rigor e precisão? Qual será o preço social e humano que poderemos ter de pagar por estas mudanças tão radicais? Que papel desempenham, neste contexto, a ética e o direito?

No nosso país, são escassas as publicações que procuram dar resposta a estas questões candentes no contexto da actual 4.ª Revolução Industrial. Na esperança de ajudarem a suprir essa lacuna, os autores convidam o leitor a acompanhá-los numa fascinante viagem, desde a descoberta das células e dos cromossomas até às mais recentes inovações na área da genética humana.

«Um mundo em que apenas uma superelite reduzidíssima fosse capaz de compreender a ciência e a tecnologia avançadas e as suas aplicações seria, do meu ponto de vista, um mundo perigoso e limitado.»

STEPHEN HAWKING

25 de Fevereiro 2019

As leis e a Sociedade

Revolução Genómica do Séc. XXI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.