Luto e Solidão
O luto é uma tristeza ou sentimento de pena profundo, motivado por uma perda, que pode ser grande ou pequena, positiva ou negativa.
O luto é um processo de sofrimento normalmente relacionado com a morte de uma pessoa amada. Existem vários fatores que influenciam o modo como reagimos a perdas como a morte. Esses fatores incluem:
Idade, Saúde, Morte repentina ou não
Segurança financeira, Vida social
Antecedentes de outras perdas ou de eventos traumatizantes
Cada um destes fatores pode aumentar ou diminuir a dor do luto. Tentar negar o sofrimento ou evita-lo parece apenas criar problemas mais graves no futuro. Para atravessar o processo do luto de uma maneira saudável é melhor entender o que é conviver com a perda.
Luto e Solidão
O luto geralmente vem acompanhado de uma avalanche de emoções intensas, como tristeza, raiva, culpa e até mesmo confusão, fazendo com que a pessoa se sinta desconectada dos outros, mesmo que esteja cercada por amigos e familiares.
Além disso, o luto traz mudanças nos relacionamentos existentes e os amigos e familiares começam a se sentir desconfortáveis em lidar com a dor da pessoa enlutada ou não compreendem totalmente o que ela está passando, aumentando a uma sensação de isolamento dessa pessoa.
Outro sentimento comum acontece à medida em que a pessoa enlutada observa o mundo continuar seu curso normal, e começa a se sentir alienada ou diferente dos outros, piorando a sensação de solidão.
Algumas pessoas em luto se fecham emocionalmente, acreditando que ninguém pode entender ou ajudar verdadeiramente, gerando uma falta de busca por apoio, contribuindo para a sensação de solidão.
No entanto, é preciso enfrentar a solidão no luto e buscar o apoio necessário para superar esse sentimento.
Como enfrentar a solidão no luto?
A solidão no luto é uma realidade com a qual muitos de nós nos confrontamos em algum momento de nossas vidas.
No entanto, é importante compreender que a solidão no luto não é um sinal de fraqueza ou falta de apoio, mas uma parte natural do processo de luto, uma resposta emocional à perda que experimentamos.
Embora possa parecer difícil no momento do luto, é fundamental procurar apoio de amigos, familiares, grupos de apoio ou até mesmo profissionais de saúde mental para compartilhar seus sentimentos com outras pessoas, pois isso pode ajudar a aliviar a sensação de isolamento.
Além disso é muito importante cuidar de si mesmo durante o luto e realizar atividades que tragam conforto e alívio, como praticar exercícios físicos, meditar, escrever em um diário ou participar de hobbies que tragam prazer.
Outra coisa importante é reconhecer e aceitar os sentimentos de solidão como parte do processo de luto. Permita-se sentir e expressar suas emoções sem julgamento.
Uma opção para lidar com a solidão no luto é participar de grupos de apoio ou comunidades online de pessoas enlutadas para assim criar uma conexão e gerar um sentimento de compreensão mútua.
No entanto, se a sensação de solidão persistir e interfere de forma severa na vida diária, buscar a ajuda de um terapeuta ou conselheiro
é uma opção a ser considerada, pois um profissional poderá oferecer suporte e orientação para lidar com os desafios emocionais do luto.
Por outro lado há sempre o seu médico que pode aconselhar e prescrever o mais adequado para que possa aliviar o seu sofrimento.
Alberto C. Ferreira
Temas de Saúde

