Aula sobre Otorrino

Hoje, 28 de Maio de 2018, tivemos o enorme prazer de receber a visita do Senhor Professor Mário Andrea, uma referência na especialidade de Otorrinolaringologia em Portugal, hoje retirado das instituições oficiais, continua a exercer a sua profissão. Trabalhou no Hospital de Santa Maria, onde contactou com o Senhor Professor Carlos Ribeiro, a quem agradeceu o convite.

O Senhor Professor fez a sua apresentação percorrendo as várias etapas do conhecimento, bem como, a evolução técnica que tem permitido antecipar o diagnóstico das patologias do ouvido, nariz, garganta e traqueia.

Adicionou ainda a esta área do conhecimento o “tratamento da voz”na qual o Senhor Professor lidera um projecto internacional que tem como objectivo alertar toda a população para a necessidade de ser prestada atenção desde a mais tenra idade, para a conservação da voz em boas condições de saúde. Como curiosidade, apresentou-nos a difusão que o projecto tem tido nos mais variados países do globo, transcendendo em muito, as suas expectativas quando iniciou o projecto.

Recomendou ainda que seja prestada atenção a crianças, aparentemente distraídas que não ouvem sistematicamente, quando são chamados em qualquer situação, pois pode haver uma patologia em desenvolvimento, que terá toda a vantagem, em ser diagnosticada precocemente.

Quanto aos jovens, alertou-nos para o perigo que se coloca quando assistem a actividades de entretenimento, onde a emissão do som se destina a grandes espaços e é de uma intensidade assustadora e altamente perigosa para a sua saúde auditiva.

No que ao idoso respeita, falou-nos da surdez como uma evolução normal e fatal, mas alertando para a luta que devemos travar no sentido de não nos deixarmos isolar pela surdez, pois sem audição, o mundo fica muito reduzido e o nosso isolamento é completo.

Chamou a atenção para próteses ou intervenções cirúrgicas que podem minorar a situação, mas que é essencial que o diagnóstico seja rigorosamente bem feito, de forma a que as pessoas não fiquem com o sentimento de frustração por não conseguirem quaisquer resultados.

A aula foi extremamente interessante e de muita utilidade para a nossa faixa etária.

28-05-2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.