Hepatite: causas, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento.
O que é hepatite?
A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.
O que Causa hepatite?
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O país registou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017.
Quais os sintomas da hepatite A, B e C?
As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes estão presentes podem ser:
Sintomas mais comuns da hepatite A e B:
- Dor ou desconforto abdominal
- Dor muscular; Fadiga; Náusea e vómitos
- Perda de apetite; Febre; Urina escura
- Amarelamento da pele e olhos
Sintomas mais comuns da hepatite C:
- Dor ou inchaço abdominal; Fadiga; Náusea e vómitos.
- Perda de apetite; Febre; Urina escura; Coceira;
- Amarelamento da pele e olhos
- Sangramento no esófago ou no estômago
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é tão importante fazer os exames. O diagnóstico pode ser feito por testes rápidos que dão o resultado em uma hora. Também existem exames feitos em laboratório.
Testes Rápidos – Os testes rápidos para os tipos B e C estão disponíveis nos serviços públicos de saúde para todas as pessoas. Se você tiver mais de 40 anos, é muito importante fazer o teste de hepatite C. Você pode ter sido exposto a esse vírus na juventude. Em 2017, foram distribuídos 12 milhões de testes rápidos de hepatite B e C em todo o país.
Pré-natal – O exame de hepatite B também faz parte do rol de exames do pré-natal. A gestante deve ser diagnosticada e será tratada, se houver indicação, ainda durante a gravidez.
Prevenção - Vacina – A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B, entretanto quem se vacina para o tipo B, também se protege para hepatite D.
Trabalho apresentado na aula, pelo aluno Carlos Alberto Cruz Pereira
26/11/2018