Disciplina_Curso de Saúde

XI ano do Curso de Saúde

UNISSEIXAL - TURMA DE SAÚDE

2007/2018

De salientar a boa colaboração de um grupo de alunos que presta um valioso auxilio aos órgãos diretivos bem como o apoio sempre constante dos órgãos autárquicos, CMS. e Juntas de Freguesia.

 O crescimento da Unisseixal, tem sido reconhecido também fora do espaço Concelhio, não só pelo número de alunos e professores que todos os anos procuram a Unisseixal mas pela diversidade de oferta de disciplinas que oferece. Assim sendo, em Maio de 20016, a Unisseixal recebeu uma honra de mérito, reconhecida como Universidade de Excelência pela RUTIS e em Dezembro do mesmo ano, recebeu o convite para a execução da mesa de Natal da Presidência da República.

Na disciplina, Curso de Saúde, que me diz respeito, devo informar, a prestimosa colaboração da Casa do Educador, da Unisseixal e da Junta de Freguesia de Amora, que para além do espaço, disponibilizam os equipamentos, enriquecendo assim a qualidade das nossas aulas.

Ao longo destes anos, Professores Doutores e alunos desta disciplina tem recebido ilustres convidados do Sr. Prof. Doutor Carlos Ribeiro, que merecem toda a nossa gratidão e simpatia pelo enriquecimento e sabedoria que disponibilizam nas nossas aulas de Saúde. Actualmente temos também a colaboração do Sr. Doutor João Lopes Inês que contribui com os seus conhecimentos nas diversas aulas de Saúde.

Como dizia temos tido regularmente a presença de inúmeros convidados que nos têm presenteado, com aulas abertas de diversos temas de saúde. Passo a citar:

  • Dr. Mário Gentil Martins – Gastroenterologista
  • Prof Dr. Rafael Ferreira – Cardiologista
  • Prof Dr. Manuel Carrageta - Cardiologista
  • Prof Dr. António Nunes Drogo - Cardiologista
  • Dr. Laureano Santos - Cardiologista
  • Prof Dr. Mário Andréa - Otorrinolarinogista
  • Fernando Bívar - Oftalmologista.
  • Dª Mª José Correia - Cardiologista
  • Dª Helena Ribeiro – Cardiologista
  • Dr. Manuel Tiago – Pneumologista
  • Dª Rita Andrade - Economista da Saúde e Psiquiatra
  • Dª Graça Nunes – Docente Musical
  • Dª M. José Ribeiro – Licenciada em ambiente, Ecologia e Turismo.
  • Engenheira Patrícia Botelho - Engenheira Civil
  • Prof Dr. Victor Serra - Psiquiatra

O Prof. Laureano Santos falou-nos num tema fora do âmbito da cardiologia, mas do qual é especialista, “Questões éticas da Medicina em tempo de catástrofes”

De referir que alguns destes convidados já nos visitaram por mais de uma vez, sendo que já temos a promessa de nos voltarem a visitar.

Fazemos periodicamente deslocações ao Instituto Gama Pinto, a fim de assistir à apresentação de diversos temas oftalmológicos.

O nosso Professor e Doutor Carlos Ribeiro lançou um desafio à turma, do terceiro ano do Curso de Saúde, para participarmos com artigos a publicar na revista anual da Unisseixal, com o título “A Tarde Cheia”.

Para muitos alunos desta turma a ideia foi aceite prontamente e apareceram temas muito interessantes, já tratados na aula, muito bem elaborados e publicados na revista da Unisseixal, nº 3 de 2009, cujo subtítulo foi “A Saúde em Foco”.

Todos os trabalhos dos alunos tratam de assuntos relacionados com a saúde. Passo a citar os seus autores e respectivos temas:

- Carlos Alberto Pereira - O Ambiente e Saúde

- José Mota – Artrose versus Qualidade de Vida

- A. Cipriano Ferreira – Doença de Alzheimer

- António Lima Ferreira – AVC Acidente Vascular Cerebral

- Mª Fernanda Carvalho – A Obesidade

- António Lima Ferreira – AIT Acidente Isquémico Transitório

- Manuel João Pereira – Doença de Parkinson

- Suzete Rego – Anorexia e Bulimia Nervosas (Apenas um alerta)

No final, desta revista, o Reitor da Unisseixal, presenteou no seu artigo um Louvor ao Mérito aos D.rs Carlos Ribeiro e Mª Helena Ribeiro e a todos os Alunos Finalistas desta revista. Estão todos de Parabéns.

O Delegado de turma

Carlos Alberto Cruz Pereira

Revista Tarde Cheia

Edição especial dos trabalhos dos alunos publicados na revista Tarde Cheia, em Novembro de 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.