A Depressão

A aula começou com a apresentação do trabalho do colega Manuel Ramalhete sobre DEPRESSÃO. Foi mais uma aula apresentada pelo colega Cipriano Ferreira um trabalho sobre ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica).

Nesta aula o Senhor Professor pôs a tónica no facto do HOMEM ser um ser eminentemente sociável e mostrou-nos o que podemos fazer no sentido de ajudar o outro em situações de SOLIDÃO.

A SOLIDÃO resulta muitas vezes em DEPRESSÃO e podemos reter alguns conselhos para a minorar.

Só uma presença é fundamental para CONSOLAR quem está só.

Inventar locais de convívio é essencial.

A caminhada é um óptimo exercício e se for acompanhada por uma troca de impressões ao longo do percurso é muitíssimo melhor. Deve também ajustar-se o exercício às melhores horas da mobilidade durante o dia.

A recomendação que importa referir aqui, é que, quando queremos melhorar  o exercício anterior, não devemos aumentar o esforço mas sim a duração sem aumento de intensidade.

O exercício excessivo pode ser prejudicial, mas será sempre preferível fazê-lo a não o fazer.

A diferença entre TRISTEZA e DEPRESSÃO é que no primeiro caso sabemos a causa que a motiva, como por exemplo: - luto, má notícia, falta financeira etc… no caso de DEPRESSÃO não se sabe o porquê.

Muitas vezes a DEPRESSÃO não é sintoma de fraqueza mas sim, resultado de o indivíduo se ter mantido forte por um período demasiado longo.

Retivemos ainda o conceito de que a DEPRESSÃO tem mais a haver com as expectativas e objectivos esperados pelas pessoas do que com as condições existentes.  Como diz o nosso Professor “olhamos a escada e tentamos ver em que degrau estávamos e em que degrau estamos”.

A terapêutica medicamentosa é importante por poder fornecer elementos em falta no organismo como a  Dopamina e a Seratonina, mas o exercício físico liberta uma substância, a Endorfina da qual resulta  uma sensação de paz e equilíbrio.

Os medicamentos são muitas vezes imprescindíveis mas tem de haver cuidado, pois por vezes as pessoas tomam a mesma molécula com nomes diferentes resultando uma sobre dosagem altamente prejudicial.

Por fim o nosso Professor felicitou todos os que fazem exercício dando PARABÉNS!

Suzete Rego

(Esta aula decorreu na sala da Casa do Educador)

28-01-2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.