Sobre a vacinação
O nosso Professor, Doutor Carlos Ribeiro, iniciou a aula, dando as boas vindas aos seus alunos e desejou um bom ano 2019 para todos.
O tema da aula de hoje incide sob o tema "Vacinar" sim ou não? O que sabemos nós sobre a vacinação? Acrescentou a estas duas questões a sua opinião e sabedoria profissional, dizendo que há pessoas que são a favor das vacinas, mas outras não.
Então para melhor expor o estudo feito ao longo dos anos foi apresentado uma série de diapositivos aonde pudemos observar e analisar as várias doenças que existiram ao longo dos tempos e assim que era descoberto o virus que causava essa doença, surgia a respectiva vacina que atenuava essa doença às pessoas que a tomavam e assim não se desenvolvia nem se propagava pelo seu contágio. Existiam vários tipos de doenças infecciosas: varíola, varicela, tuberculose, difteria, tétano, tosse convulsa, poliomielite, sarampo, rubéola, parótidite epidémica, também conhecida por papeira, doença meningocócia, hepatite, a gripe e HPV (vacina colo do útero), esta última é uma vacina das mais recentes e administrada às jovens. Algumas destas doenças desapareceram com a vacinação.
Os gráficos das estatísticas feitas nas várias épocas epidémicas apresenta a grande percentagem de mortalidade de pessoas não imunes ou seja sem serem vacinadas que as levaram à morte. Atualmente e com o reforço da vacinação logo à nascença das crianças e da população em geral, foi notória a melhoria da população e o surto de mortalidade muito menor.
"As Vacinas salvam vidas". Prevenir; Proteger; Vacinar;
Aconselha-se: VACINAR-SE é proteger-se das doenças