Infecções Urinárias

O nosso Professor começou por definir o Universo como um local de alta competição à qual estamos necessariamente sujeitos. Temos no nosso corpo mais micróbios que células, portanto podemos dizer que: - Somos “um território onde os nativos são menos que os migrantes”. Não temos raciocinado bem quando consideramos os migrantes menos amigos, pois as nossas amigas bactérias são-nos muito úteis e estão preparadas para desempenhar tarefas que as células não executam, como  por exemplo a produção vitamina K para evitar hemorragias.

Talvez no futuro possamos perceber quais são as amigas e as inimigas e evitar com a tomada de antibióticos, destruir as amigas como um dano colateral quando queremos atacar as inimigas. Os antibióticos actuais são muito fortes porque já há resistência aos anteriormente usados. Nós vivemos com vírus, fungos e bactérias e transportamo-los sobretudo na pele, que se renova com alta frequência por ser muito agredida. A higiene da pele é importante mas deve haver atenção para não eliminarmos a gordura que é necessária à pele. Lavar sim, mas sobretudo com água evitando o uso de “sabões” que retiram a gordura total. A pele deve estar intacta pois qualquer ferimento na pele é uma porta de entrada para agressores.

A boca é um dos pontos mais vulneráveis, pelo que, devemos sempre respirar pelo nariz, dado que os cornetos nasais e pelos do nariz não só filtram o ar como o aquecem o que nos protege.

Muito embora na boca os micróbios sejam um pouco destruídos é no estômago pelo efeito do ácido clorídrico que a grande parte morre. Os que mesmo assim sobrevivem e são eliminados pelas fezes são um perigo, pois pelo extracto urinário podem vir a causar infecções que serão tanto mais frequentes quanto mais as defesas estiverem enfraquecidas.

O idoso tem os seus glóbulos brancos menos eficientes e portanto está mais exposto, pelo que, a doença não se cura, mata-se parte das bactérias e amortece-se outra parte.

A infecção renal é frequente e pode ser Descendente ou Ascendente.

A primeira é pouco comum e deriva das bactérias trazidas no sangue, a segunda, Ascendente, é a mais vulgar (97%) podendo ocasionar várias patologias conforme a zona afectada:

- Uretrite- uretra;

- Cistite-Bexiga;

- Nefrite-Rim;

- Pielonefrite-toda a zona renal;

Há produtos a evitar com vista à diminuição das infecções urinárias como: sódio, picantes, efervescentes. Evitar também a roupa apertada.

Recomendação importante – "BEBER MUITA ÁGUA"

Suzete Rego

18 de Fevereiro 2019

Sintomas e causas de uma infecção urinária

A infecção urinária pode afetar a uretra, a bexiga e os rins, e seus sintomas podem variar de uma pessoa para outra e dependem do local que está acometido. Os mais comuns incluem aumento da frequência urinária, dor ou ardência durante a micção, vontade urgente de urinar, dor nos rins, febre e corrimento amarelado na uretra.

Os sintomas de infecção urinária na bexiga, chamada cistite, incluem dor ou ardor ao urinar, vontade de urinar frequente, mas em pouca quantidade, urina esbranquiçada ou turva e com cheiro desagradável.

Quando a infecção afeta os rins, ela é chamada de pielonefrite e pode causar dor ou ardor ao urinar, desconforto abdominal, calafrios e febre acima de 38ºC, dor de um lado das costas, enjoo e vómitos.

Já a infecção urinária na uretra, conhecida como uretrite, pode causar dor ou ardor para urinar e corrimento amarelado na uretra.

Nos bebés e crianças mais novas, os sintomas de infecção urinária são diferentes. Nesses casos, a infecção pode deixar a urina mais escura que o normal e com cheiro desagradável, além de provocar falta de apetite, irritabilidade e febre.

Causas

Geralmente, as infecções urinárias são causadas pela bactéria E. coli, proveniente do intestino. Daí as infecções urinárias serem bem mais frequentes nas mulheres, uma vez que nelas a uretra fica bem mais perto do ânus do que nos homens, o que favorece a entrada de bactérias que habitam o intestino.

Nos homens, a distância entre ânus e uretra é maior, o que dificulta a infecção por bactérias provenientes da região anal.

Porém, a infecção urinária também pode ocorrer devido a outras condições, como segurar o xixi por muito tempo, beber poucos líquidos, estar grávida, ter relações sexuais com a bexiga cheia e ainda diarreia.

Tratamento

Casos mais graves de infecções urinárias podem necessitar de tratamento hospitalar para que os medicamentos sejam administrados directamente na veia. O internamento é indicado principalmente quando os vómitos impossibilitam o uso de antibióticos por via oral. Além disso, os vómitos e a febre aumentam a desidratação, o que reforça ainda mais um acompanhamento mais rigoroso. É importante que o antibiótico seja tomado sempre no mesmo horário e pela quantidade de dias que o médico indicou, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

O tratamento da infecção urinária geralmente é feito com antibióticos, durante 3, 7, 10 dias ou mais. Alguns exemplos de remédios utilizados contra a infecção urinária são: amoxicilina, cefalexina, ciprofloxacino, norfloxacino e nitrofurantoína.

Tratamento das infecções urinárias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.