O Ambiente e a Saúde

1. Doenças congénitas

Antes de iniciarmos a aula do tema em questão "Ambiente e Saúde" o Prof. Doutor Carlos Ribeiro fez uma primeira abordagem sobre os temas falados anteriormente "Doenças congénitas". Estas doenças são adquiridas intra-útero e dependentes de factores ambientais. Só são detectadas após o nascimento da criança através do teste do pezinho. Doenças estas que se diferenciam das doenças genéticas e das hereditárias. Estas dependem da herança hereditária dos progenitores e as doenças genéticas podem ocorrer por diversos factores na sua gestação (infecções, ingestão de substancias químicas,...).

2. Ambiente e Saúde

  • Este tema preocupa todo o Mundo. Como é que nós nos comportamos com o ambiente? A forma como está a ser tratado depende de todos nós. Somos responsáveis no presente e no futuro por um planeta melhor. A nossa saúde está implícita em tudo o que fazemos no nosso dia a dia. O ambiente não é mais do que um conjunto de substâncias que influenciam os seres vivos.
  • O Ecossistema é responsável por todos os factores climáticos que actuam em determinadas regiões dos países.
  • Biosfera - a terra é o centro da vida
  • Ecologia - estuda a terra e todos os seres vivos, as suas espécies e os seus comportamentos. Viver no campo é um aspecto positivo, mas viver junto a uma fábrica já é um ponto negativo para a saúde, devido aos produtos tóxicos e à poluição atmosférica.
  • Se queremos qualidade de vida e saúde hoje e no futuro é só estarmos atentos a tudo o que nos rodeia e colaborar na defesa do ambiente. Este agradece e nós somos mais felizes e saudáveis.

25-03-2019

Ambiente e Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.