A Memória-Conhecer o seu cérebro

O cérebro é a parte nobre do nosso organismo. É fundamental preservar a Memória, tudo tem desgaste, mas posta a questão: Há mecanismos para combater o envelhecimento do cérebro?

-Sim, é possível proteger e até melhorar a "sabedoria" o que só é visível quando se tem memória.

Todos os animais têm reacções inscritas no seu ADN que basicamente são de sobrevivência e de criação de prole, mas há que falar de outras memórias.

Primariamente da imitação - imitar a Mãe. Nós os humanos temos uma imitação acrescentada com a linguagem oral, passando depois à linguagem escrita para contar às gerações seguintes como forma de fazer História.

Fernão Lopes terá sido o primeiro historiador mundial. A nossa história individual é composta por muitas influências recebidas ao longo da vida. O nosso conhecimento não parte do zero, há sempre o que veio de muito longe.

O ser humano letrado tem armazenado no seu cérebro em média 50.000 palavras. Para nos defendermos de alguns lapsos usamos sinónimos.

Temos armazenado no cérebro a forma de nos comportarmos socialmente, assim a Sabedoria está intimamente ligada à Memória.

A criança tem de ter memória,  i.e. os atractores cheios de informação.

As Memórias podem ser  Genéricas, i.e. de todos ou ainda  Pessoais ou Singulares,  i.e. de cada um de nós.

As Memórias Genéricas Semânticas são memórias de todos mas não por conhecimento directo, mas sim por transmissão. Exemplo: "a cortiça flutua na água" podemos nunca ter observado a situação.

Memórias Singulares são memórias vividas por cada um de nós, em cada geração. Por exemplo: A morte de Kennedy; 25 de Abril; Capitais da Europa  etc...

O stress ajuda a fixar o que nos acontece.

Amnésia:

Deficiência na fixação da memória. Instala-se muito lentamente ao longo do envelhecimento.

Amnésia  Anterógrada : incapacidade adquirir novos conhecimentos mas estão registados os antigos, usa-se a expressão  "burro velho não aprende línguas" ...e é verdade.

A criança aos 3 ou 5 anos aprende com facilidade 2 ou 3 línguas.

Amnésia Retrógrada: trata-se de esquecimento do que foi vivido e memórias de factos recentes .

Não podemos ficar deprimidos quando o nome de alguém não ocorre pois já não somos "Génios" i.e. os que "geram" esses são os jovens,  nós somos  os "sabedores".

O envelhecimento é o preço a pagar pelos padrões de sabedoria acumulada e quanto mais contactos pessoais melhor.  Temos de fazer um esforço no sentido de nos relacionarmos com jovens pois é muito útil para nós e para eles.

Suzete Rego

Apresentação de slides durante a aula:

27-05-2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.