O Sangue e a Hidratação do Corpo

O Sangue

1ª parte: Aula de apresentação da colega Suzete Rego com o tema: "O sangue"

Doutor Carlos Ribeiro e Doutor Lopes Inês, o desafio foi irrecusável.

O SANGUE é um tecido líquido que circula no sistema vascular dos animais com sistema circulatório fechado.

A característica da circulação denominada como “Fechada” é o facto do sangue só circular no interior dos vasos, sejam eles, Artérias, Veias ou Capilares.

O sangue é composto por vários elementos, partindo de uma pequena parte sólida e uma enorme percentagem de elemento líquido. Os componentes são muitos, mas apenas vamos referir parte deles:

Glóbulos vermelhos, também designados como, Eritrócitos ou Hemácias que são as células responsáveis pelo transporte de oxigénio.

Glóbulos brancos ou Leucócitos, células integrantes do sistema imunitário.

Plaquetas ou Trombócitos são as células responsáveis pela coagulação do sangue.

Plasma, é composto por cerca de 90% de água e 10% de outras substâncias. A sua função é transportar por todo o organismo essas substâncias e permitir que as células recebam nutrientes e excretem substâncias geradas no organismo.       

1- Hemácia

2- Pasma

3- Leucócito

Os exames de sangue são dos mais vulgarizados e efectuados como auxiliares de diagnóstico, pois é possível através destes exames, serem despistadas diversas patologias, como por exemplo: Hepatites; Sífilis; Leucemia; HIV;

Na circulação, o sangue, passa duas vezes pelo coração, uma como sangue arterial e outra como sangue venoso.

É como sangue venoso, portanto carregado de anidrido carbónico, que os glóbulos vermelhos envelhecidos são depositados no baço e no fígado para serem eliminados, e aqui surge uma grave consequência de inalarmos monóxido de carbono (CO), actualmente tão dissolvido no ar que respiramos, pois as moléculas deste gás tóxico ligadas às hemácias não deixam que estas se desprendam e passem para os pulmões, fazendo com que as moléculas de oxigénio fiquem soltas e não consigam atingir as células que delas precisam para o seu bom funcionamento.

O conjunto de Hemácias com monóxido de carbono não são reconhecidas pelo organismo, pelo que são enviadas para o baço e fígado para serem eliminadas. Se a eliminação é excessiva provocam o mau funcionamento do organismo ao mesmo tempo que motivam a falta de oxigénio no sangue, com consequente sobrecarga do coração e dos rins para conseguirem o oxigénio necessário e suficiente a todo o corpo. Em última análise também o cérebro se ressente da falta de oxigénio sendo altamente prejudicado. Todo este desequilíbrio acaba por gerar uma forma de anemia crónica por eliminação excessiva de hemácias e insuficiente reposição.

Temos vários tipos de Anemia consoante a sua origem.

AGUDA: Designa-se por aguda a anemia resultante de hemorragia que ocorre de forma rápida e com perda de sangue em grande quantidade. São normalmente consequência de grandes traumatismos, como roturas de, varizes esofágicas, tumores do tubo digestivo, úlceras duodenais etc.

FERROPÉNICA: São as anemias mais frequentes, resultantes de falta de ferro para produção da hemoglobina (proteína responsável pelo transporte de oxigénio no sangue), cuja função é essencial na retenção das moléculas de oxigénio recebido do ar e que facilmente se libertam ao atingirem os pulmões. O nosso organismo tem mecanismos de compensação quando ingerimos pouco ferro na dieta alimentar, mas nos casos de hemorragia intestinal ou genital, pode não ser fácil detectar, se a hemorragia for incipiente o que remete para algum tempo decorrido até ao seu despis

te. A análise ao sangue revela a baixa percentagem de hemoglobina. O recurso a transfusão nestes casos não é habitualmente necessário, pois uma vez detectada a origem é corrigida a falha de ferro e recupera-se o equilíbrio.

FALCIFORME: Na composição do sangue referimos  hemoglobina, mas oxigenação correcta do organismo.correctamente deveríamos designar com mais precisão, hemoglobina A, pois

é o elemento existente no humano saudável. Quando hereditariamente foi recebida a capacidade de produzir não a hemoglobina A mas a hemoglobina S (em forma de foice) não é efectuada a oxigenação correta do organismo.

 MEGALOBLÁSTICA: É usada esta designação para um grande número de anemias caracterizadas pela falta de um ou vários elementos amadurecedores dos glóbulos vermelhos.

Os glóbulos vermelhos produzidos são grandes, imaturos e disfuncionais geralmente resultado de deficiência de vitamina B12 e ácido fólico.

Um Hemograma pode dar informações importantes para o despiste da causa da doença e consequente método de tratamento.

SIDEROBLÁSTICA: Designação dada a uma série de anemias de origem complexa que se caracterizam pelo aumento de depósitos de ferro no organismo. Dado o ferro não ser adequadamente usado para sintetizar a hemoglobina acumula-se no interior das células, em anel. Este tipo de anemias pode ser hereditário ou adquirido. O tipo hereditário está ligado ao cromossoma X e o tipo adquirido, entre outros, pode derivar de diversas patologias: -artrite reumatóide, Hipo e hipertiroidismo, insuficiência renal e metástases ósseas.

PERNICIOSA: Hoje sabe-se que a designação mais correcta para esta anemia será GENUÍNA. Com tratamento à base de vitamina B12 consegue-se interromper a evolução da doença bem como a sua compensação.

A razão de ser desta anemia é uma atrofia glandular do estômago que reduz a produção de uma secreção designada por “factor intrínseco” (FI). Com a falta deste factor a vitamina B12 não pode ser adequadamente absorvida. Parece ter uma base hereditária pois alguns povos possuem uma percentagem muito elevada de população com esta patologia.

Os sintomas das Anemias em geral são:

Fadiga

Tonturas

Baixa tolerância à actividade física

Dores de cabeça

Dificuldades respiratórias

Problemas de concentração…Etc…

Muito embora o Hemograma e exames complementares permitam uma vasta informação sobre a Anemia pude verificar neste trabalho como é complexo e variado o leque de patologias sob a designação de “Doenças Hematológicas”.

As Anemias mais frequentes e vulgares originadas pela falta de ferro são as mais fáceis de tratar através de alimentação e medicamentos mas as mais complexas e em alguns casos hereditárias são dolorosas e podem ser incapacitantes.

O que cada um de nós pode fazer é uma vida saudável, de preferência em ambiente rico em oxigénio, alimentação variada, sol em quantidade necessária e suficiente e levarmos connosco os nossos netos para, pelo menos, os afastarmos de ambientes pobres em oxigénio e ricos em CO. (monóxido de carbono).

Slides da aula de apresentação sobre "O Sangue"

Suzete Rego

2ª parte - Hidratação do corpo

Uma vez que se aproxima a época balnear e não só, o nosso corpo precisa de ser hidratado. Foi passada uma apresentação, pelo nosso delegado de turma, sobre os cuidados a ter com a nossa hidratação do corpo. Como podemos saber se o nosso corpo está desidratado e quais os sintomas que provoca... Rever o filme que foi passado na aula.

Terminada a aula dirigimo-nos para o restaurante "Quinta dos Girassóis" para confraternizarmos num almoço convívio entre professores e alunos e partilharmos o nosso "Obrigado".

03-06-2019

Hidratação do corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.