A Felicidade

Voltando ao triângulo Vida - Saúde - Felicidade da aula anterior, hoje detalhámos e analisámos o conceito de Felicidade.

A Felicidade pode ser definida como " a combinação de sorte com escolhas bem feitas" mas logo aqui nos perdemos com o conceito de "escolhas bem feitas".

Devemos propormo-nos atingir objectivos, mas estes precisam ser realistas e para tal é necessário "senso" i.e. ser ponderado e avaliar bem as suas capacidades de forma a não sair frustrado,  por não conseguir alcançar o objectivo  pretendido pela simples razão de não  ter capacidade para o atingir.

Ninguém pode ser muito bom em todas as áreas e hoje há muitas ofertas de especialização portanto a escolha acertada começa aqui.

Fizemos um percurso pelas várias religiões olhando para os  princípios que segundo cada uma delas nos pode levar à Felicidade, assim:

Budismo: de uma maneira sucinta diremos que se o Homem conseguir não ter paixões de nenhuma ordem consegue ser feliz.

Cristianismo: Diremos que o Amor acima de todas as coisas pode tornar o Homem feliz.

Islamismo:  Nesta religião a caridade e esperança de uma recompensa após a morte serão os caminhos para a felicidade.

Vimos os vários conceitos de diversos filósofos desde a antiguidade ( Aristóteles)  até Sigmund Freud.

Por último a abordagem sociológica de Joel Birman  dá uma indicação aos idosos, sugerindo a adaptação a novas situações para minorar o impacto do confronto de gerações, para tal devemos ter em consideração sete passos:

-Pensar menos...sentir mais..//..Condenar menos...sorrir  mais..//..Falar menos ..Escutar mais --Julgar menos...aceitar mais..//..Observar menos.. actuar mais..//..Queixar-se menos.. apreciar mais..//..Temer menos.. Amar mais.

Estes conselhos tendem a manter-nos vivos, saudáveis e felizes que é o objectivo do médico que nos acompanha ao longo da vida bem como o nosso próprio.

"Eu sou eu e a minha circunstancia, e se não salvo ela, não me salvo a mim".

José Ortega y Gasset - Filósofo Espanhol, assim como ativista politico e jornalista

(1883-Madrid, 18 de Outubro 1995)

Suzete Rego

Sete passos para a Felicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.