Tuberculose Pulmonar-Chopin

Não desistir do que fazemos por alguém ao nosso lado é o fazer melhor.

Fizemos uma viagem pela “saúde” de Chopin, que todos temos como verdadeiro que morreu de tuberculose pulmonar  e que aparece agora um médico altamente credenciado a referir a sua morte devida a pericardite.
O coração de Chopin está em Varsóvia e foi analisado com os meios hoje existente à nossa disposição.
À época a pericardite podia ter origem na febre reumática que por sua vez poderia ser originada pelas amigdalites.
À época a tuberculose era tida com hereditária e a doença do pai que tinha bronquite  terá sido confundida com tuberculose. Terá morrido com tuberculose uma irmã de Chopin.
– O aparecimento  da penicilina matou o estreptococos o que eliminou a febre reumática,mas também poderá ter criado as resistências ao antibiótico.
Daqui o Professor Doutor Carlos Ribeiro chamou a nossa atenção para o excesso de antibióticos, mas também das  vantagens do seu uso e como de um combate a uma patologia pode resultar grande benefício para outra.
– Falou-nos sobre o infinitamente grande e infinitamente pequeno, ao mesmo tempo que nos falou da nossa composição enquanto seres vivos, sempre pertencentes a um todo do qual não nos desligamos mais.
Falou ainda de Átomos, Energia e Vácuo tema muito interessante mas que deixou para mais tarde abordar com desenvolvimento.
Suzete Rego
12/11/2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.