Você conhece o seu cérebro

1ª Parte

Se não se usar o cérebro, este fica com sequelas preocupantes, principalmente nas células cerebrais. Os neurónios quanto mais exercitados, mais desenvolvidos, o que não acontece em situações de paragem. A renovação dos glóbulos vermelhos também mudam com facilidade, os mais idosos a sua renovação, já se torna mais difícil. As células cerebrais com a idade já não se renovam e assim muitos neurónios vão-se perdendo com a vida. O esquecimento faz parte do desgaste dos neurónios do cérebro. A criança até aos oito anos aprende com muita facilidade as línguas. Absorve toda a informação pois tem um cérebro disponível. As situações do dia a dia, em stress, o nosso cérebro só memoriza, desde que marque uma sensação boa ou má. O nascimento de um filho, o casamento, quando está no hospital,... Quando se houve dizer "No meu tempo é que era bom", não está correcto. A história demonstra que a humanidade mudou. "O tempo agora é que é bom". O cérebro é comparado como um cofre ou seja uma caixa craniana aonde o nosso corpo tem e recebe toda a informação.

AVC - Acidente vascular cerebral. Pode ter uma perna e  braço direito que não mexe, mas fala. Pode acontecer o contrário e tudo isto funciona com o hemisfério do cérebro que foi afectado / esquerdo ou direito.

O Hemisfério esquerdo - Científico O Hemisfério direito - Lúdico e artista

Esta é a base que a genética nos oferece. O cérebro é como uma máquina.

19/11/2018

2ª parte

O cérebro não tem descanso

Pesa 1.2 a 1.4 quilogramas. As circunvoluções perfazem 4 Kms. Consome 20% da energia que produzimos. A nossa sobrevivência derivou do desenvolvimento da inteligência do cérebro. Há estudos que mostram que as crianças têm mais capacidade de absorção de conhecimento se puderem fazer exercício a espaços. Foi-nos posta a questão:

-Onde se alojam os sonhos? E a Consciência? E a Personalidade?
- Não sabemos.
O neurónio tem muitos axónios, tal como uma árvore tem muitas raízes. Cruzam-se com portas eléctricas com "cartão químico" que deixará ou não, passar a informação. À nascença temos 100 mil milhões de neurónios e cada neurónio tem a velocidade de 480 Kms por hora.
O cérebro utiliza 70% dos nossos genes. Com o tempo vão morrendo neurónios pois são as únicas células que não se renovam.
Pôs-se a questão da forma como utilizamos  o nosso cérebro, fazendo tarefas repetitivas e  sem interesse ou motivação o que é mau para o cérebro. Quando o horário de trabalho de 8 horas diárias foi aceite destinou-se a melhorar a qualidade do trabalho pois para além das 8 horas o trabalhador perde qualidade no trabalho e aumenta o nível de acidentes.
Muitas questões se colocaram nestas aulas, como por exemplo:
- Há vantagem na "Preguiça"!?
- Porque é que o jogador de cartas tem as mãos suadas antes de receber a carta?
- Emocionamo-nos e pensamos ou pensamos e emocionamo-nos?
Todas as questões tiveram a sua resposta mas, não há hipótese das explanar aqui.
- Quem somos?
Em geral avaliamo-nos pelo aspecto físico, mas somos "o nosso cérebro", e quanto mais desenvolvido for, melhor funciona. Um grupo social coeso fica semelhante sobretudo no aspecto comportamental.
Suzete Rego

Comparação do cérebro humano com os outros animais

"O meu tempo não era bom, agora é que é bom".
Dizia o Padre Américo que não há crianças más, o ambiente é que as torna más. Pela sua inteligência sabia-se que o ambiente era uma forma de conhecer a sua qualidade como pessoa ou individuo.
Os neurónios preguiçosos têm tendência a morrer. "Sur menagem" ou seja o excesso de trabalho sempre da mesma forma e se não for feito com gosto não há alegria, felicidade, produtividade... o trabalho repetitivo leva a automatização do cérebro e é até aos vinte anos que  ele atinge o seu maior desenvolvimento.
Comparando o cérebro humano e o dos animais verifica-se que há determinadas atitudes e emoções  que são o resultado da forma como as células cerebrais enviam adrenalina ao individuo que rapidamente modifica o seu comportamento: transpira, fica tenso, nervoso, corado, tremer, salivar...
Exemplificações: um jogador de cartas enquanto não recebe as cartas, as mãos suam e fica tenso, nervoso até saber que cartas vai receber; treinar bem o jogo é treinar a memória e o raciocínio.
Os animais treinados pelos seus tratadores no fim aguardam sempre uma compensação; os neurónios dos dois, em espelho, reagem da mesma maneira e sem brigas ou o contrário, como algumas vezes pode acontecer.
Para concluir: é o nosso cérebro que nos define o que somos e a nossa personalidade. Conhecem-se as pessoas pelas suas características: triste, alegre, sorridente, aspecto físico e comportamental quando em grupo.
O envelhecimento durante um período de 10 anos representa 10% de perda da nossa capacidade.

26/11/2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.