Doenças e Queimaduras da pele

O início da aula foi preenchido pelo Acidente Agudo das Coronárias sofrido por um atleta, guarda redes de futebol, de 37 anos.

A questão que foi esclarecida pelo nosso Professor e que constituía a dúvida que muitos de nós  tínhamos, era o porquê de um atleta tão apertadamente vigiado no campo da saúde podia ter um acidente deste tipo. Fomos elucidados que o Acidente Agudo das Coronárias não pode ser previsto.

As coronárias são dois vasos que alimentam e irrigam o músculo cardíaco e podem entupir.      O entupimento é provocado pelo trombo, resultante da trombina que existe no sangue, e que  por sua vez  é  necessária para ajudar a estancar as  hemorragias.

Hoje existem drogas que ajudam a derreter o trombo ou contrariam a sua formação.  Quando o trombo já está formado existe o cateterismo das coronárias que consiste em levar um cateter até à entrada do coração, introduzindo um tubo nos vasos coronários ao mesmo tempo que é injetado  um liquido de contraste que mostra o sítio onde é necessário levar uma sonda que alarga o vaso e destrói o trombo. A mortalidade desceu para 2 a 3% nas principais cidades do País, depois da criação do serviço de saúde instalado no Hospital de Santa Maria (UTIC) com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian em 1969.

Passámos então aos Tumores da Pele:

VERRUGAS: devem-se à acção de vírus e não têm importância, muito embora possam aparecer em locais complicados como por exemplo o Papiloma da Vagina que deve ser tratado pois  pode malignizar, i.e. alterar o seu material genético por agentes cancerígenos.

Estas células por terem uma nova estrutura reproduzem-se muito rapidamente e podem  formar um tecido dentro de outro ou seja um tumor.  Uma vez criado, este pode emigrar para outra zona do corpo e criar uma metástase em qualquer  órgão  como fígado, pulmão etc. ou viajar na linfa ao longo do corpo. O médico procura os gânglios  onde se pode ter instalado o tumor. Quando o tumor está focalizado faz-se cirurgia, para as metástases é usado normalmente radiação ou quimioterapia.

Tipos de Cancro da Pele:

-Carcinoma de Células Escamosas:  inchaços escamosos que aparecem na pele e não saram.

-Carcinoma Basocelular:  é o cancro mais comum da pele. Aparece uma mancha vermelha ou ferida que surge na camada externa da pele( epiderme).

Melanoma: É o tipo de cancro sem contornos nítidos, geralmente escuro e que mais facilmente origina metástases. Pode desenvolver-se em superfície ou ser nodular (em profundidade).

O espaço aonde decorreu esta apresentação foi na Casa do Educador, pelo motivo do espaço habitual estar ocupado..

Suzete Rego

06/05/2019

Doenças e Queimaduras da pele

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.