A visão e seus comportamentos

Introdução:  Doutor Fernando Bivar

A 10 de outubro de 2013, deu-se a apresentação do livro “Oftalmologistas Portugueses no Mundo”, no Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto, Lisboa. Da autoria de Fernando Henrique de Sousa Bivar Weinholtz, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), o livro incluiu passagens sobre terapêuticas médicas oftalmológicas, uma descrição sobre a cirurgia de catarata no século XV, para além de outras referências a oftalmologistas portugueses, nomeadamente Gama Pinto.

Mais de 66 mil doentes já foram tratados no hospital Gama Pinto, o único instituto público dedicado à oftalmologia, destaca-se entre os hospitais mais escolhidos pelos doentes. O Instituto Gama Pinto, um palacete rosa acompanhado por um edifício de três pisos mandados construir nos primeiros anos de 1900, nasceu pelas mãos do rei D. Carlos, quando disse ao professor com o mesmo nome que viesse da Alemanha para fundar a primeira escola de oftalmologia em Portugal.

O Doutor Fernando Henrique de Sousa Bivar Weinholtz, médico oftalmologista, foi convidado pelo Prof. Doutor Carlos Ribeiro para fazer uma palestra sobre a visão, cuidados a ter e seus comportamentos. Pertence à associação dos amigos do Instituto Gama Pinto.

Na era digital a cor azul turquesa é a cor mais indicada. Quem utiliza as lentes progressivas está sujeito a ter tonturas, que afetam as dores nas costas e cervical (lombalgias), devido às posturas da visão, exigidas pelas lentes.

No fim da palestra, o Doutor Fernando Bivar presenteou o nosso prof. Doutor Carlos Ribeiro, o livro "O homem de 70 anos", cujos autores Manuel Mendes SilvaPedro Vendeira e Nuno Monteiro Pereira,   apresentam o que está escrito numa linguagem simples e direta, além dos médicos especialistas urologistas ou outros com diferenciação andrológica, o livro dirige-se aos médicos de família, a outros médicos interessados, a outros profissionais de saúde, e ao público estudioso ou simpatizante da problemática do envelhecimento e das suas consequências.

Este livro é uma reflexão sobre diversas perspectivavas relativas à saúde do homem septuagenário: médicas, físicas e psicológicas, mas também sociológicas, familiares, filosóficas, preventivas e efectivas. Vinte anos depois de O Homem de 50 Anos e dez anos depois de O Homem aos 60 Anos, direcionados sobretudo para a saúde sexual, a presente obra é mais ambiciosa e o seu objetivo mais vasto.

 

Alguns Slides apresentados durante a aula:

13-05-2019

Oftalmologia-Dr Fernando Bivar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.