Gripe ou constipação

Qual é a diferença entre constipação e gripe?

A constipação ou resfriado trata-se de uma infecção das vias respiratórias superiores provocada por um vírus, Rhinovirus, e, geralmente, é ligeira. Este vírus é apanhado no ar, em contato com pessoas e que tem sintomas de irritação da garganta por vezes tosse, mas a pessoa faz a sua vida normal.

A Gripe já foi  tema de várias aulas anteriores, mas é sempre muito oportuno relembrar, o que nos tem sido dito ao longo do tempo, nesta disciplina.

A Gripe é resultante de um ataque às nossas células por  parte de um vírus. As nossas defesas não têm grande capacidade para reagir a problemas agudos, i.e. quando somos atacados violentamente a nossa reacção não é imediata, daqui resulta que, é da maior importância que NOS VACINEMOS.

Na nossa faixa etária desde que não haja contraindicações médicas ou alergias reconhecidas ao veículo da vacina, principalmente à proteína  do ovo, todos nos devemos vacinar.

A Gripe tem uma sintomatologia diferente da simples constipação . A Gripe caracteriza-se por: Febre alta, dor de cabeça, tosse, dor muscular, nariz entupido e dor de garganta, tudo isto de uma forma muito intensa. Não há muito que possamos fazer para além de nos resguardarmos, beber muitos líquidos, evitar os contactos com meios ambientes fechados e com muita gente, defendendo-nos e defendendo os outros, pois a gripe é contagiosa um dia antes dos sintomas aparecerem e até 3 dias depois.

Porque a Gripe é motivada por um vírus não se pode tomar antibiótico sob pena de o vírus se adaptar e criar forma de sobreviver resultando na resistência ao antibiótico.

Temos vários tipos de vírus, derivados do facto do vírus atacar outros animais e voltar ao Homem, como por exemplo a gripe resultante das aves ou dos porcos.

Estamos mais expostos à Gripe no Inverno porque as nossas resistências diminuem com o frio .

Um ponto importante a reter respeita à inflamação muscular, pois o muscular cardíaco tal como todos os outros, podem inflamar-se e muito embora em condições normais passada a Gripe tudo retorne à situação anterior devemos ter em atenção esta realidade.

Como última e mais importante recomendação TODOS NOS DEVEMOS VACINAR  CONTRA A GRIPE, DESDE QUE NÃO TENHAMOS CONTRA-INDICAÇÕES...

Suzete Rego

11/11/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.