Doenças Reumáticas II

Origem das doenças reumáticas

As doenças reumáticas são constituídas por um conjunto muito numeroso de doenças do sistema muscular e osteoarticular, de causa não traumática, com localizações e manifestações muito diferentes e geralmente muitas são consideradas como doenças crónicas.
O seu número será de cerca de 150 ou mais de 200 segundo alguns autores, podendo ter uma evolução aguda, crónica ou recorrente, surgem em qualquer idade incluindo os mais jovens e são mais frequentes no sexo feminino especialmente depois dos 65 anos de idade, estando muito relacionadas com o envelhecimento, não são transmissíveis, nem contagiosas e evoluem geralmente com dor.
Cerca de 25 % da população portuguesa sofre de algum tipo de doença reumática, as mulheres correspondem a 60 % de todos os casos e aproximadamente 10 % da população portuguesa sofre de uma doença reumática grave e incapacitante.
Nos países mais desenvolvidos constituem o grupo de doenças mais frequente e o maior causador de incapacidade funcional e laboral, sendo o principal motivo de faltas por doença e reforma antecipada, constituindo um grave problema de saúde por afectar muito negativamente a qualidade de vida e com forte impacto a nível psicológico e social.
Será justificável repetir que o sistema músculo-esquelético é constituído por
Mais de 200 ossos com função de sustentação e por cerca de 640 músculos que dão mobilidade ao nosso corpo para o desempenho de diversas funções, quer protegendo os órgãos vitais como o crânio ou manter-nos na posição erecta e permitindo andar, saltar e correr.
As articulações usam os ossos e os músculos para se manterem na posição correcta e possibilitarem os mais variados movimentos, mas têm outros componentes, como as cartilagens que funcionam como amortecedores, os tendões que ligam os músculos aos ossos, os ligamentos que mantêm este conjunto no próprio lugar, as bainhas musculares que revestem os tendões e os músculos e também as bursas que são bolsas de líquido que contribuem para a proteção e estabilização de algumas articulações.

Apresentação do tema na aula

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.