Pirâmide etária Portuguesa

Nesta aula percorremos a evolução do SNS (Serviço Nacional de Saúde) e foi posta a tónica na grande melhoria dos serviços prestados à população com a expansão da rede de cuidados de saúde primários, mostrando a estatística que em 2017 tinha médico de família 93% da população.

Passados à divulgação das estatísticas publicadas no nosso país sobre: - População e os vários aspetos de Saúde pública, constatou-se que somos uma população envelhecida, pois temos mais de 1 milhão de cidadãos com mais de 75 anos, o que significa 10% da população.

Os Idosos têm um índice de obesidade de 81%, enquanto a média do país é de 57%, o facto é preocupante. A prevalência de hipertensão por nível etário mostra que entre os 65/74 anos temos uma percentagem de hipertensos de 71,3% enquanto que a média global do país é de 36%.

A Tuberculose e o HIV vêm a baixar sistematicamente quer em homens quer em mulheres desde 2008. O programa de vacinação eliminou várias doenças infeciosas. O tratamento da hepatite C é também uma medida estruturante para o combate a tão grave problema.

Vimos a evolução das operações de transplantes do Coração, do Rim, do Fígado e do Pulmão feitos nosso país.

Por fim vimos que tem havido grande evolução nos sistemas informáticos com a introdução da receita electrónica que aumentou muito a eficiência, diminuiu a burocracia ao mesmo tempo que torna mais eficaz o controlo.

Suzete Rego

População Portuguesa

Pirâmide etária da população portuguesa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.