Comportamentos

Nesta aula viajámos pelos diversos comportamentos impostos ou convencionalmente aceites na sociedade. Nem sempre é fácil aceitar e cumprir as regras impostas socialmente. Assiste-se hoje com frequência a confrontos nas escolas, hospitais, centros de saúde e outros locais onde as pessoas consideram que não estão a ser atendidas da forma mais correcta e manifestam-se de forma ainda mais incorrecta ou mesmo sem qualquer civismo.

Para manipular os comportamentos colectivos emitem-se notícias falsas que sendo repetidas exaustivamente passam a ser aceites como verdadeiras. Cada um de nós, sem refletir sobre o assunto, acaba por ser responsável pela divulgação das referidas notícias, ao mesmo tempo que as interioriza. A Faculdade de Oeiras ganhou uma bolsa de 1.500.000 dólares para investigar as notícias falsas ou "fake news".

A segunda parte da aula versou sobre Terapêuticas ou Práticas Alternativas que não sendo Práticas Médicas podem ajudar em algumas situações, mas também, podem ter resultados menos desejáveis. Vimos: - Homeopatia, Osteopatia e Acupunctura.

De todas as referidas, a Acupunctura, não sendo ainda aceite pela medicina ocidental é a terapêutica mais divulgada e aceite, enquanto que a Osteopatia (manejamento das articulações principalmente coluna) é bastante praticada e é necessário que a pessoa que faz essas manobras tenha um conhecimento profundo do que está a fazer.

Quanto à Homeopatia não tem base científica e é desaconselhada.

Dentro deste sector as Massagens não sendo medicina podem melhorar por serem calmantes e descontraírem as articulações.

Suzete Rego

Formas de comportamentos

Do ponto de vista psicológico, e numa aceção mais geral, este termo designa a conduta que um indivíduo apresenta face a um determinado estímulo, ou seja, e por outras palavras, é o modo de reagir de um sujeito em determinadas circunstâncias.
Em sentido restrito, esta reação é sempre motivada. Contudo, hoje em dia reconhece-se e atribui-se, no âmbito das Ciências Sociais (incluindo da própria Psicologia), uma maior amplitude de significados a este conceito.
Pode definir-se o comportamento como o procedimento humano no que ele tem de mais exterior e visível e de mais observável. O comportamento corresponde à ação do indivíduo sobre o mundo exterior, nomeadamente sobre as coisas e sobre os outros homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.