Conceito de Saúde e sua Evolução

1ª aula do Curso de Saúde

No dia 25 de Outubro de 2021 na disciplina "Curso de Saúde", foi apresentada pela nossa Reitora, Professora Marina Mareco, as boas vindas ao Professor Eduardo que vai dar continuidade à disciplina de Saúde, iniciada pelo Professor Doutor Carlos Ribeiro e Doutor Lopes Inês, desde a abertura da Unisseixal.

A Sra. Reitora ainda acrescentou mais algumas informações sobre as novas instalações da Unisseixal, importantes para todos quantos a frequentam. Concluiu com os votos de um bom ano para todos. Estiveram presentes trinta um alunos.

O professor Eduardo deu inicio à aula com a sua apresentação, falando da sua profissão e o que pretende desenvolver nas aulas de saúde e pediu sugestões dos alunos.

No tema desta aula abordou-se o conceito de Saúde e a sua Evolução Histórica.

..."Desde a antiguidade que as doenças existiam e as pessoas morriam muito cedo. A cólera era uma das doenças,  em que os Egípcios manifestavam como sendo o castigo e maldição dos Deuses, pelos pecados humanos que praticavam. Quanto à higiene não era dada grande importância.  A doença era o resultado do pecado e a cura era uma questão de fé"...

Antes de terminar a aula, o Professor Eduardo, propôs a organização de visitas de estudo aos Museus da Farmácia e da Saúde, em Lisboa.

Organização Mundial de Saúde

Na primeira aula abordou-se o conceito de saúde e a sua evolução histórica.

Falou-se da definição da OMS* (Organização Mundial de Saúde) e como essas ideias são tão abrangentes atualmente, evoluíram ao longo dos tempos à luz dos conhecimentos adquiridos.

*OMS - Organização Mundial de Saúde é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. O diretor-geral é, desde julho de 2017, o etíope Tedros Adhanom. A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX.

Deixo, para quem tiver curiosidade, o link do youtube, de um filme que eu tinha falado, chamado o Físico.

Para ver o filme basta clicar na palavra físico, que se encontra a cor azul.

Eduardo Baptista

Momentos importantes da aula

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.